segunda-feira, 31 de março de 2014

ENTRADA #5 - Zelda the Windwaker HD

Desta vez vamos falar sobre o Menu do jogo e do HUD do jogo.
Como sabem ambos são importantes para o jogador pois sem eles era impossível obter informação relativa ao jogo enquanto estamos a jogar sem precisar de entrar no menu (HUD) ou era impossível gravar e ver outras coisas no jogo que no HUD não é possível ver (Menu de jogo).
Para isso elaborei uma pequenas imagens para indicar não na totalidade mas o essencial destes dois componentes de jogo.

1 – Escolher qual o controlador a usa, podendo usar um comando normal ou então o Wii U PAD o que é uma inovação não ao nível de menu, simplesmente pode optar por jogar ou na TV ou no PAD.
2 – Qual o jogo que pretende jogar, ou começa um novo ou então pode continuar o que já estava a jogar.
3 – Dentro deste menu, pode escolher o botão “Return” que o vai levar ao menu anterior, “Erase” que vai apagar o save que seleccionou, “Copy” para fazer uma cópia do save que seleccionou, “Start” para dar continuidade ao save que selecionou ou o “botão azul onde pode seleccionar a dificuldade do jogo. Neste ecrã também pode visualizar o estado do jogo atual “ neste caso do Save” é um estilo de um mini HUD onde diz a sua situação actual no jogo gravado.  
4 – Isto não é bem um menu decido colocar esta foto para indicar que esta é a altura ideal para escolher se quer jogar na televisão ou no Game PAD, Se jogar na televisão irá aparecer no Game PAD a vista da imagem 5 caso contrario pode trocar entre a imagem 5 e imagem 10 no Game PAD “ praticamente uma consola (Neste jogo o Game PAD praticamente não interfere no gameplay do jogo).
5 – Aqui é o menu do jogo onde contem 4 botões essenciais “Save”, “Options”, “Items”, “Map”, “Bottles”.
Save – Salva o jogo actual.
Options – Opções do jogo (Imagem 6)
Items – Visualizamos os itens de jogo e podemos colocar o que queremos usar nas teclas do comando.
Map – Visualizamos o mapa-mundo.
Bottles - Sistema novo usado pela Nintendo para interacção entre jogadores onde o jogador pode encontrar garrafas na água e ver as mensagens que outros jogadores deixaram, o jogador pode fazer o mesmo para outro jogador poderem encontrar a mesma.  
6 – Nesta parte do menu podemos alterar algumas opções de jogo como, Tipo de “focos” ou seja como fazer lock num inimigo, tipo de câmara, tipo de primeira pessoa, e qual o controlador a ser usado, clicando no botão “B” voltamos ao menu anterior.
7 – O mapa danos informação relativamente ao mundo incluído a direcção para onde estamos a ir, direcção do vento, locais importantes, tesouros encontrados e mapas que temos em posse para a finalidade de encontrar mais tesouros. O botão “A” serve para abrir um mapa ou fazer zoom do mesmo, o botão “B” serve para voltar ao jogo (Imagem 10).
8 – Menu bottles serve para visualizar as mensagens encontradas botão “A” abrir Botão “B” voltar ao jogo.
9 – Se clicar no botão settings que o menu Bottles tem vem ter a este menu que serve para indicar ao jogo se quer receber bottles de toda a gente ou só dos amigos e também pode indicar se quer receber bottles com spoils ou não.
10 – Por fim este é o jogo em si que contem um HUD veja a imagem abaixo para saber mais sobre o mesmo.



1 – Informação relativa a vida do jogador;
2 – Neste jogo o vento é usado para diversos tipos de missão ou ataques, esta barra serve para indicar qual é a quantidade de vento que o jogador possui para usar em ataques ou missões.
3 – Com o teclado de direcção o jogador pode usar vários tipos de utensílios que lhe são dados durante o jogo tal como uma varinha para mudar a direcção do vento ou uma garra que serve para apanhar tesouros no oceano basta clicar numa das direcções para usar esses utensílios.
4 – Durante a explicação do menu foi dito que o jogador pode alocar vários utensílios nas teclas de jogo é aqui que eles são usados o jogador escolhe a tecla para usar um deles tendo imagens visuais para ajudar o jogador a saber em qual dos botões estão alocados os utensílios (as imagens também estão incluías no ponto 3) isto para auxiliar o jogador.
5 - Informação relativa a quantidade de dinheiro que o jogador possui.
6 – Por vezes aparece um botão para o jogador clicar, isto acontece quando nesse local do jogo existe algum tipo de iteração que o jogador pode ter nesta zona do mapa, contendo uma imagem indicando que tipo de iteração é essa (Falar, apanhar algo no fundo do oceano, atacar, etc…)
7- Informação relativa a altura do dia, pois vários acontecimentos surgem há noite ou de dia, e bússola que indica a direcção do vento.

Jogando o jogo já algum tempo os menus e o HUD está bastante completo sem interromper o fluxo de jogo, mas na minha opinião torna-se um pouco mau em certos aspectos pois nos temos de estar constantemente os itens para os poder usar, quanto ao menu está bastante bom e completo pois toda a informação que precisamos está lá completamente explicita.

Espero que tenham gostado para qualquer duvida ou se encontraram algum erro por favor informem pois isto é a minha opinião e a vossa qual é??

Rui Manuel Gaspar Morgado
A24220
Design de Jogos Digitais - IPB-ESACT

Sem comentários:

Enviar um comentário